top of page
Buscar
Foto do escritorgoncalves sara

4 Meses na Suécia comigo!



 

Em Janeiro de 2013, parti para uma das maiores aventuras da minha vida, um ERASMUS na Suécia, numa pequena cidade estudantil chamada de LUND <3.

Ao longo de 4 meses tive a oportunidade de conhecer e conviver com a cultura escandinava e apaixonar-me por este povo tão diferente de mim.

Uma das primeiras coisas que nos apercebemos ao conviver com os Suecos é da vida realmente simples e modesta que eles levam, durante o período que vivi naquele belo país, tive a oportunidade de ficar hospedada na casa de uns amigos da irmã da Sofi(minha grande amiga e companheira nesta aventura).

O primeiro impacto que tive ao entrar na casa foi a simplicidade, a modéstia e o conforto da mesma, características que caracterizam a maioria das casas escandinavas.

Não é comum vermos grandes luxos numa casa Sueca, pelo contrário, aquilo que eles mais privilegiam é a luz natural, pois, devido à escassez de sol durante os meses de inverno, a luminosidade é muito importante na cultura deles.

Quanto à alimentação, a dieta dos Suecos é muito saudável e muito cara também. O preço da carne é algo absurdamente exagerado, sendo que, durante a temporada que lá estive acabava por comer mais frango, que dentro das carnes é a mais acessível. No entanto, apesar do elevado preço dos alimentos, a qualidade dos mesmos era impecável, creio que nunca em toda a minha existência tive uma vida tão saudável, como quando lá vivi.

O leite é o produto do qual tenho mais saudades, a maioria do leite era de produção biológica e o sabor do mesmo era delicioso, os legumes e frutas também eram algo muito dispendioso, então, para combater estes preços elevados eu e a Sofi costumávamos-nos deslocar-nos 4/5 Km de bicicleta(o nosso meio de transporte para tudo) ao Willy:s, pois era o supermercado mais barato da cidade. Outra das coisas que tenho mais saudades de comer eram umas tostas com cereais que comprávamos e comíamos com philadelphia e salmão fumado ao lanche, eram deliciosas.

Relativamente à gastronomia deles, vivi uma experiência muito caricata, pois eles são um povo muito orgulhoso das suas raízes e tradições, então na época de quaresma, eles costumam comer um doce típico chamado Semla e no hospital em que estagiávamos eles deram-nos a provar, todos contentes a sua famosa especiaria, tivemos de fugir para a casa-de-banho com o bolo, era horrível, detestei a textura e o sabor, tudo, mas enfim, a vida é mesmo assim, nem todas as experiências são boas, o importante é a vivência.

Nestes dias de retrospectiva tenho revivido este tempo e passado a implementar alguns destes hábitos no meu quotidiano, porque se há corrente/filosofia de vida que caracteriza os suecos é o minimalismo e a sua forma saudável de viver a vida, dando importância aos pequenos prazeres da vida, que na sua grande maioria, são gratuitos.

 












93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page